EUA ampliam sanções e cancelam vistos da esposa e da filha do ministro Alexandre Padilha
- Núcleo de Notícias

- 15 de ago.
- 2 min de leitura
Medida faz parte de ação contra cúmplices do programa Mais Médicos, ligado ao regime cubano

O governo dos Estados Unidos cancelou os vistos da esposa e da filha do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A família recebeu a notificação na manhã desta quinta-feira por meio de comunicado do Consulado-Geral dos EUA em São Paulo. Nos e-mails, o governo americano informou que, após a emissão dos documentos, “surgiram informações indicando” que ambas não eram mais elegíveis para o benefício.
A decisão ocorre no mesmo momento em que o Departamento de Estado, comandado pelo secretário Marco Rubio, anunciou uma nova rodada de sanções contra funcionários do governo brasileiro, ex-integrantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e seus familiares. Segundo o secretário Marco Rubio, as medidas têm como objetivo punir a “cumplicidade com o esquema de exportação de mão de obra do regime cubano” dentro do programa Mais Médicos — política criada no governo Dilma Rousseff para trazer médicos estrangeiros, em especial de Cuba, para atuar no Brasil.
Entre os alvos nominais das sanções estão Mozart Julio Tabosa Sales, secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-coordenador-geral para a COP30, ex-assessor de Relações Internacionais da pasta e ex-diretor de Relações Externas da Opas.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários