top of page

EUA realizam ofensiva contra o Irã após ataques no Estreito de Ormuz

"Vigilantes, letais e prontos", diz o Comando Central dos Estados Unidos



O Comando Central dos Estados Unidos (CENTCOM) anunciou neste sábado (27) uma nova rodada de ataques contra múltiplos alvos militares iranianos após a Guarda Revolucionária Islâmica atacar mais um navio comercial que transitava próximo ao Estreito de Ormuz.


Segundo o CENTCOM, o Irã recebeu a oportunidade de honrar o acordo de cessar-fogo após os ataques americanos de sexta-feira, mas em vez disso lançou um drone de ataque unidirecional que atingiu o tanque MT Kiku, de bandeira do Panamá, nas primeiras horas desta manhã.

O CENTCOM informou que aeronaves militares americanas atacaram infraestrutura de vigilância militar iraniana, sistemas de comunicação, sítios de defesa aérea, depósitos de drones e capacidades de lançamento de minas em resposta ao ataque. "O trânsito de embarcações comerciais pelo Estreito de Ormuz continua. As forças americanas permanecem vigilantes, letais e prontas", disse o comando em comunicado.


Um oficial americano sênior detalhou que os ataques de hoje miraram defesas aéreas iranianas, depósitos de drones, mísseis de cruzeiro, radares de mira, capacidades de lançamento de minas e sistemas de mísseis superfície-ar. "É um ataque maior do que o de ontem à noite", disse o oficial. "O Irã teve a chance de parar de atirar e não aproveitou. Em vez disso, atacou outro navio no Ormuz esta manhã, o MT Kiku."


O nível de ameaça no Estreito cresce substancialmente e o CENTCOM garante que o tráfego comercial continua, mas a escalada desta semana é o teste mais sério ao memorando desde sua assinatura no domingo passado.



Comentários


bottom of page