EUA revogam visto do presidente da Colômbia
- Núcleo de Notícias

- 27 de set.
- 2 min de leitura
Gustavo Petro atacou Donald Trump e incitou militares americanos a desobedecer ordens durante protesto

Os Estados Unidos anunciaram a revogação do visto do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, depois de sua participação em um protesto pró-Palestina em Nova York. O Departamento de Estado classificou as declarações do mandatário como “imprudentes e incendiárias”.
“Mais cedo hoje, o presidente colombiano Gustavo Petro se posicionou em uma rua de Nova York e instou soldados americanos a desobedecerem ordens e incitarem a violência. Revogaremos o visto de Petro devido às suas ações imprudentes e incendiárias”, afirmou o órgão em publicação no X.
No ato, que contou com a presença do músico britânico Roger Waters, o presidente Gustavo Petro pediu que militares dos Estados Unidos “não apontem suas armas para as pessoas” e desobedeçam ordens do presidente Donald Trump. Ele ainda declarou que seria necessário “formar um exército mais poderoso do que os Estados Unidos e Israel juntos”, além de defender “responder com palavras e também com armas”.
Já de volta a Bogotá, o presidente da Colômbia confirmou a cassação do documento e acusou Washington de violar normas internacionais. Em mensagem no X, disse que a medida “quebra todas as regras de imunidade” garantidas pela ONU e questionou a permanência da sede da organização em Nova York.
As críticas contra o presidente Donald Trump não se limitaram ao protesto. Em discurso na Assembleia-Geral da ONU, no último dia 24, Petro chamou o presidente americano de “cúmplice de genocídio” em Gaza e chegou a defender processos internacionais contra ele.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários