Fernando Haddad critica gestão Bolsonaro por “não cobrar impostos”
- Núcleo de Notícias

- 8 de out.
- 2 min de leitura
Ministro da Fazenda anuncia programa de repatriação com tributação elevada

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em coletiva de imprensa na terça-feira (7), em Brasília, que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro teria falhado na cobrança de impostos durante sua gestão. Segundo o ministro, a Receita Federal “teve muita dificuldade em cobrar pelo passado” e o governo anterior “não cobrou os impostos devidos”.
O ministro Haddad, conhecido por sua obsessão por impostos, declarou que “toda atividade econômica tem que ser tributada, independentemente da regularização”, e insinuou que houve falta de zelo da gestão anterior em fazer cumprir a legislação tributária. O ministro anunciou ainda que está sendo elaborado um programa de repatriação de recursos, prevendo a cobrança de 30% sobre os valores — sendo 15% de imposto e 15% de multa.
Leia a declaração completa do ministro da Fazenda, Fernando Haddad:
“Houve um entendimento de que a Receita Federal teria muita dificuldade em cobrar pelo passado. Que o governo anterior, como vocês sabem, não cobrou os impostos devidos. Toda atividade econômica tem que ser tributada, independentemente da regularização. Ela tem que ser tributada. E há um esforço da Receita Federal de que o governo anterior não zelou com as cautelas devidas para fazer valer a legislação brasileira. Então há um programa que está sendo montado dentro do relatório para que eles repatriem esses recursos e paguem 30% de impostos. 15% a título de imposto e 15% a título de multa. São 30% sobre o valor repatriado”.
A fala do ministro Fernando Haddad ocorre em meio a novas iniciativas do governo Lula voltadas a ampliar ainda mais a arrecadação por meio de impostos, prática recorrente na gestão petista. Essa postura tem gerado preocupação no setor produtivo, além de desestimular a atividade econômica e onerar o contribuinte.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários