Frei Chico é reeleito vice-presidente do Sindnapi, sindicato investigado por fraude no INSS
- Núcleo de Notícias
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Entidade é alvo de apurações da Polícia Federal, CGU e CPMI do INSS por suspeitas de irregularidades financeiras

O Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) confirmou nesta semana a recondução de Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao cargo de vice-presidente da entidade. Ele compôs a chapa liderada por Milton Baptista de Souza Filho, conhecido como Milton Cavalo, que também foi reeleito presidente. O dirigente, filiado ao PDT, é citado nos trabalhos da CPMI que investiga fraudes no INSS.
O novo mandato terá duração de cinco anos. O sindicato é investigado pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) devido a denúncias de descontos não autorizados aplicados sobre os benefícios de aposentados. A CPMI também apura o salto expressivo na arrecadação da entidade, que passou de R$ 23 milhões em 2020 para R$ 154,7 milhões em 2024.
Dados do Tribunal de Contas da União (TCU) apontam ainda que o número de associados aumentou significativamente, saindo de 237,7 mil em dezembro de 2021 para 366,2 mil em 2023. Apenas em fevereiro de 2025 foram registrados 207,6 mil descontos em folha de pagamento para o Sindnapi, reforçando as suspeitas sobre o modelo de arrecadação.
Paralelamente, integrantes da base governista atuam para evitar que Frei Chico seja convocado pela CPMI a prestar esclarecimentos sobre sua participação na entidade e seu potencial envolvimento no esquema de fraudes no INSS.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.
Comentários