Hugo Motta rejeita indicação de Eduardo Bolsonaro para liderança da Minoria
- Núcleo de Notícias

- 23 de set.
- 2 min de leitura
Presidente da Câmara alega que ausência física do parlamentar o impede de exercer a função

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB) a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para a liderança da Minoria. A decisão, publicada hoje (23) no Diário Oficial da Casa, ocorre uma semana após a oposição oficializar o nome do parlamentar para o posto.
Segundo o despacho do deputado Hugo Motta, haveria “incompatibilidade” para que o deputado Eduardo Bolsonaro exercesse a função, já que ele está licenciado nos Estados Unidos desde fevereiro. Para o presidente da Câmara, a função de líder da Minoria exige atuação presencial mais intensa, com tarefas como orientar votações em Plenário e utilizar o tempo de liderança nos debates.
– A ausência física do parlamentar do país o impede de exercer prerrogativas e deveres essenciais à Liderança, tornando seu exercício meramente simbólico e em desacordo com as normas regimentais – afirmou o presidente da Câmara, Hugo Motta.
A oposição e aliados de Eduardo Bolsonaro veem na negativa um movimento alinhado ao esforço de enfraquecer uma das principais lideranças conservadoras em ascensão para 2026. A escolha do deputado Eduardo Bolsonaro para a liderança da Minoria foi justamente uma tentativa de blindá-lo contra uma eventual cassação por "faltas", em meio a uma ofensiva judicial e política que mira seu nome.
O episódio se soma à denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado Eduardo Bolsonaro na segunda-feira (22), acusando-o de coação no curso de processo. Para opositores do governo, há uma clara perseguição política em andamento, com o objetivo de inviabilizar a atuação de um parlamentar que, de fora do país, tem buscado estreitar laços internacionais e denunciar abusos do Judiciário brasileiro.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários