Indonésia se torna membro pleno do BRICS
- Núcleo de Notícias

- 7 de jan. de 2025
- 1 min de leitura
Quarta nação mais populosa do mundo passa a integrar o grupo

A Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo, foi oficialmente admitida como membro pleno do BRICS, anunciou o Brasil, atual presidência rotativa do grupo, na segunda-feira (06).
O BRICS, fundado em 2009 por Brasil, Rússia, Índia e China, teve a adesão da África do Sul dois anos depois. Originalmente idealizado como um bloco de cooperação financeira e investimentos mútuos, o grupo expandiu seu escopo para incluir questões de segurança e "reformas nas estruturas de governança global".
A candidatura da Indonésia foi aprovada pelos líderes do BRICS em 2023, mas o país, que abriga mais de 270 milhões de habitantes, optou por ingressar oficialmente após a formação de seu novo governo no ano passado.
“Com a maior população e economia do Sudeste Asiático, a Indonésia compartilha com os outros membros o compromisso com a reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o fortalecimento da cooperação Sul-Sul”, destacou o governo brasileiro em comunicado.
O BRICS já havia expandido sua composição no ano passado, admitindo países como Irã, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Além disso, Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia e Uzbequistão são alguns dos nomes cotados para se tornarem estados parceiros oficiais do bloco em 2025.



Comentários