top of page

Irã ataca o Bahrein e EUA avisa: 'Violência será respondida com violência'

Segundo navio petroleiro também é atingido no Estreito em 48 horas; CENTCOM responde com ataques a depósitos de mísseis e drones iranianos



O Ministério das Relações Exteriores do Bahrein condenou neste sábado (27) o ataque de drones iranianos ao seu território nas primeiras horas da manhã, classificando a ação como "violação flagrante de sua soberania" e "ameaça ao segurança de cidadãos e residentes." O ataque ocorre cerca de 48 horas após o secretário de Estado Marco Rubio ter visitado o Bahrein para reunião com membros do Conselho de Cooperação do Golfo, onde discutiram o acordo EUA-Irã e os próximos passos para o Oriente Médio.


"Enquanto o Ministério condena esta agressão hedionda, afirma que os ataques contínuos do regime iraniano, num momento em que os esforços regionais e internacionais caminham para a desescalada, colocam a responsabilidade exclusiva sobre Teerã por minar os esforços de paz, e revelam uma abordagem baseada em desestabilizar a segurança, exportar o caos e prejudicar a estabilidade regional", disse o Ministério das Relações Exteriores do Bahrein em comunicado.


O Centro de Operações Marítimas do Reino Unido (UKMTO) informou neste sábado ter recebido relato de um petroleiro atingido por projétil no interior do Estreito de Ormuz. É o segundo navio atingido em menos de 48 horas, após o cargueiro singaporiano Ever Lovely ter sido atacado por drone da IRGC na quinta-feira. Em resposta ao ataque ao Ever Lovely, o CENTCOM já havia anunciado na sexta-feira que forças americanas atacaram depósitos de mísseis e drones iranianos, além de instalações costeiras de radar no Estreito de Ormuz.


Diante da escalada, o UKMTO elevou o nível de ameaça no Estreito de Ormuz de moderado para "substancial", alertando que "marinheiros devem estar cientes da existência de minas e devem esperar presença naval enquanto operações de varredura continuam."


O vice-presidente J.D. Vance foi direto na resposta às ações iranianas. "O Irã assinou um acordo de cessar-fogo. Nós o honramos. Se tiverem discordâncias sobre como o memorando está sendo aplicado, podem pegar o telefone. Mas violência será respondida com violência", escreveu Vance no X ao repostar o comunicado do CENTCOM sobre os ataques americanos. A declaração resume a postura americana: Washington cumpriu os termos do memorando, liberou o trânsito pelo Estreito, autorizou a venda de petróleo iraniano por 60 dias e encaminhou o retorno de inspetores da AIEA. A IRGC continua atacando navios comerciais e o território de aliados americanos no Golfo. A paciência americana tem limites documentados, e o vice-presidente J.D. Vance acabou de reenunciar onde eles estão.



Comentários


bottom of page