Irã promete manter programa nuclear e ameaça novos ataques contra Israel
- Núcleo de Notícias
- 24 de jul.
- 2 min de leitura
Presidente iraniano diz que o programa é voltado para "fins pacíficos", mas mantém discurso agressivo contra Estado judeu

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou na quarta-feira (23) que o regime de Teerã continuará avançando com seu programa nuclear, sob o pretexto de que se destina a “fins pacíficos”.
Em entrevista, Masoud Pezeshkian tentou suavizar o discurso ao afirmar que o Irã “rejeita armas nucleares”. Curiosamente, ele chegou a mencionar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como alguém com quem compartilha a posição de que o país persa não deve possuir armamento nuclear.
Apesar da retórica, o presidente iraniano fez ameaças diretas a Israel, dizendo que suas forças armadas estão prontas para responder a qualquer nova ação militar. “Estamos totalmente preparados para qualquer novo movimento militar israelense, e nossas forças armadas estão prontas para atacar Israel novamente”, declarou.
As declarações vêm no rastro de um cessar-fogo frágil após 12 dias de confronto entre Israel e forças ligadas ao regime iraniano, por meio de milícias como o Hezbollah e o Hamas. Masoud Pezeshkian demonstrou descrença quanto à estabilidade do cessar-fogo e deixou claro que o Irã continuará preparando-se para uma possível escalada. “Israel nos prejudicou, e nós também o prejudicamos. Nos desferiu golpes poderosos, e nós o atingimos com força em suas profundezas”, afirmou, acusando Tel Aviv de ocultar suas perdas.
O discurso evidencia mais uma vez a postura agressiva do Irã no cenário internacional e seu papel como financiador e articulador de grupos terroristas que buscam minar a segurança e estabilidade do Oriente Médio. A suposta moderação em relação ao programa nuclear não se sustenta diante das contínuas ameaças ao Estado de Israel e da recusa em permitir inspeções internacionais completas.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.
Comments