Lula autoriza retaliação comercial contra os Estados Unidos com base na Lei da Reciprocidade
- Núcleo de Notícias

- 29 de ago.
- 2 min de leitura
Medida ocorre após tarifa de 50% imposta por Washington sobre produtos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou a abertura de processo para acionar a chamada Lei da Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos. A decisão vem em resposta à tarifa de 50% aplicada pelo governo norte-americano sobre exportações brasileiras.
De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores encaminhado à Câmara de Comércio Exterior (Camex), o Brasil dará início às consultas formais e aos trâmites previstos na legislação. O órgão terá 30 dias para avaliar os próximos passos. Ainda nesta sexta-feira (29), o governo brasileiro notificará oficialmente Washington sobre a medida.
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou que a utilização da Lei da Reciprocidade deve funcionar como "instrumento de pressão para acelerar negociações comerciais". Ele afirmou que a expectativa é que a iniciativa ajude a abrir espaço para o diálogo, conforme orientação do presidente Lula.
A medida do governo Lula ignora completamente a razão principal pela qual os EUA, sob a administração do presidente Donald Trump, aplicou as tarifas comerciais de 50%. O ambiente de crescente censura e perseguição política em curso no Brasil continua sendo o fator chave para o conflito, e enquanto o governo brasileiro não abordar a questão — e claramente não o fará — nenhuma solução será alcançada.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.



Comentários