top of page

Ministro de Lula teve 17 encontros fora da agenda com os irmãos Batista

Reuniões com representantes da Âmbar Energia coincidiram com MP assinada por Lula para facilitar aquisição da Amazonas Energia

ree
Alexandre SIlveira considera "coincidência" MP que beneficiou os Batista

Na última semana, o Rumo Econômico mostrou como os irmãos Joesley e Wesley Batista voltaram a frequentar o Palácio do Planalto com uma série de “regalias presidenciais”.


Menos de 72 horas após a publicação de nossa matéria, os donos da JBS aparecem mais uma vez como envolvidos em acordos no mínimo suspeitos com o governo Lula.


A notícia que envolve os empresários destaca as 17 reuniões feitas entre executivos da Âmbar Energia e o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, entre junho de 2023 e maio deste ano.


Agora, a empresa controlada pelos Batista, voltou aos holofotes de Brasília após a Lei de Acesso à Informação revelar que os encontros - todos fora da agenda oficial do ministro - culminaram com a edição de uma Medida Provisória em seu benefício


A MP, vale refrescar a memória, garantiu que a Âmbar adquirisse a Amazonas Energia, com a condição de que a dívida da estatal fosse transferida para as contas de consumo do brasileiro.


Além dos encontros com Silveira, a reportagem aponta que os executivos da Âmbar estiveram com o secretário-executivo Arthur Cerqueira, o secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Nogueira, e o ex-secretário-executivo da pasta, Efrain Cruz.

A deputada Adriana Ventura (Novo-SP), destacou a falta de transparência e lisura do processo.


“As evidências de repetidas reuniões entre representantes da Âmbar Energia e o Ministério de Minas e Energia, e a celeridade incomum na aprovação dessa medida, levantam sérias questões sobre a transparência e a lisura deste processo”, comentou a deputada Adriana Ventura (Novo-SP).


A deputada Adriana Ventura (Novo-SP) - uma das autoras do requerimento das informações- destacou a falta de transparência e lisura do processo.


“As evidências de repetidas reuniões entre representantes da Âmbar Energia e o Ministério de Minas e Energia, e a celeridade incomum na aprovação dessa medida, levantam sérias questões sobre a transparência e a lisura deste processo”, afirmou.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page