top of page

PT critica ações de Donald Trump na Venezuela e volta a defender regime de Nicolás Maduro

Enquanto o Partido dos Trabalhadores acusa os EUA de “ingerência”, o governo americano amplia esforços para enfraquecer a ditadura de Maduro e conter o narcotráfico na América Latina


ree

A Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou nesta quinta-feira, 16, uma nota atacando a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de autorizar a CIA a conduzir operações secretas na Venezuela. O documento classifica a medida como “afronta à soberania” e “violação do Direito Internacional”.


Segundo o texto, as ações da administração Trump seriam “inaceitáveis e deploráveis”. O partido também mencionou ataques realizados por forças navais americanas a embarcações no Caribe — que, de acordo com o governo norte-americano, transportavam drogas destinadas aos EUA. O PT afirma que tais ações ocorreram “sem base legal e sem qualquer processo investigativo”, ignorando o fato de que a operação integra a ofensiva dos Estados Unidos contra o narcotráfico e os grupos armados ligados ao regime chavista.


O comunicado do partido ainda acusa a CIA de possuir “um longo histórico de patrocínio e articulação de ações ilegais e desestabilizadoras” na América do Sul, em referência a episódios do passado. O texto sustenta que a agência teria promovido “golpes, repressão e ditaduras sangrentas no subcontinente”. Trata-se de uma retórica antiga da esquerda latino-americana, que insiste em defender regimes autoritários como o de Nicolás Maduro, mesmo diante das evidências de colapso econômico, repressão política e violação sistemática de direitos humanos na Venezuela.


“O Partido dos Trabalhadores condena com veemência mais um ataque dos EUA à soberania da Venezuela. Somos defensores do Direito Internacional e dos princípios da não ingerência e da autodeterminação dos povos”, diz o encerramento da nota. Na prática, o PT reafirma sua solidariedade ao ditador Nicolás Maduro, ignorando os mais de 7 milhões de venezuelanos que deixaram o país nos últimos anos em razão da miséria e da repressão. Até o momento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não comentou o caso.


O presidente Donald Trump tem endurecido o tom contra o ditador Nicolás Maduro. Na quarta-feira, 15, o líder norte-americano confirmou que considera estender as operações para o território venezuelano. “Certamente estamos pensando agora na terra, porque já temos bem sob controle o mar”, declarou.


Em agosto, o presidente Trump ordenou o envio de 10 mil homens e oito navios de guerra — incluindo submarinos, contratorpedeiros e uma embarcação de ataque anfíbio — para o Caribe, reforçando a política de combate ao narcotráfico e ao narcoterrorismo ligados ao regime chavista. A nova autorização concedida à CIA amplia o escopo dessas ações, permitindo operações letais contra o ditador Maduro e seu círculo de poder, seja de forma autônoma, seja em conjunto com uma ofensiva militar mais ampla.


Enquanto o PT lamenta o endurecimento americano, o presidente Donald Trump reafirma a liderança dos Estados Unidos na defesa da liberdade e no enfrentamento de regimes tirânicos que se sustentam pelo crime e pela opressão.


A verdade custa pouco. Mas vale muito.


Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.


Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.


Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:


  • Análises profundas sobre economia, política e geopolítica

  • Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados

  • Uma plataforma segura e sem anúncios


Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.





ree

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.

Obrigado!


Carlos Dias.

CEO e Editor-Chefe do Rumo News.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page