top of page

Queda da Selic depende de fatores além do Copom e da inflação

Últimos dados animam o mercado quanto à queda dos juros, porém, é preciso aguardar decisão do CMN

ree

Divulgados nessa terça-feira (27), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) e a ata do Comitê da Política Monetária (Copom), fizeram a esperança do mercado quanto ao corte da taxa Selic no mês de agosto volte ao horizonte realizável para o país. Porém, antes que os novos números da taxa básica nacional sejam divulgados, é preciso considerar a decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN) que divulgará seu posicionamento nos próximos dias.


Economistas alertam que a depender da resolução divulgada pelo CMN, o afrouxamento monetário pode ser adiado, mesmo o Banco Central do Brasil tendo ajustado o tom da ata do Copom e enfatizado que há uma desaceleração contínua da inflação, o que abriria espaço para o corte da Selic.


Colaborando com a visão do Bacen, a prévia do IPCA-15 desceu neste mês de junho para 0,04%, ou seja, 3,40% no acumulado de 12 meses, o que deixa o número ainda mais próximo da meta para o ano. Neste caso, qualquer alteração nas metas definidas pelo CMN, podem frustrar qualquer expectativa positiva para os próximos números dos juros.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page