top of page

Secretário da Polícia Civil do RJ afirma que a "ADPF das Favelas" favoreceu a expansão do Comando Vermelho

Comando Vermelho transforma favelas do Rio em quartel-general nacional após limitações impostas pelo STF


ree

O secretário da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Curi, afirmou na sexta-feira (31) que as comunidades cariocas se transformaram em verdadeiros centros de treinamento e de decisões estratégicas do Comando Vermelho em todo o país. Segundo ele, a expansão da facção foi diretamente favorecida pelas restrições impostas à atuação policial desde a implementação da ADPF 635/2019, conhecida como "ADPF das Favelas", medida chancelada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e amplamente criticada por autoridades da segurança pública.


De acordo com o secretário, as limitações às operações policiais enfraqueceram o enfrentamento ao crime organizado, permitindo que grandes complexos de favelas, como o do Alemão e o da Penha, se consolidassem como bases operacionais da facção. “Essas restrições tornaram algumas comunidades do Rio centros de treinamento e de onde partem as decisões para a expansão do Comando Vermelho para todo o país”, declarou o secretário em coletiva na Cidade da Polícia, na zona norte da capital fluminense.

Quer ler mais?

Inscreva-se em rumonews.com.br para continuar lendo esse post exclusivo.

O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page