Sergey Lavrov diz que Biden tenta "estragar tudo" antes da posse de Trump
- Núcleo de Notícias

- 14 de jan.
- 1 min de leitura
Ministro das Relações Exteriores da Rússia critica sanções americanas e postura da administração democrata

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, acusou o governo de Joe Biden de trabalhar para criar dificuldades para o presidente eleito Donald Trump antes de sua posse. Durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira, Lavrov destacou as novas sanções impostas pelos EUA ao setor energético russo, classificando-as como parte de uma estratégia para complicar o cenário político e econômico antes da transição presidencial.
As sanções, anunciadas na última semana, afetam grandes empresas petrolíferas russas, como Gazprom Neft e Surgutneftegaz, além de suas subsidiárias. Entre os alvos estão também a Naftna industrija Srbije (NIS), responsável por distribuir petróleo russo para a Sérvia e países vizinhos, e mais de 30 empresas de serviços petrolíferos, além de mais de 180 embarcações utilizadas no transporte de petróleo.
Segundo Lavrov, a medida não apenas prejudica a Rússia e a Sérvia, mas também visa enfraquecer Trump, que já havia demonstrado interesse em retomar o diálogo com Moscou para buscar soluções diplomáticas para o conflito na Ucrânia.
“O partido democrata tem esse hábito de complicar tudo para a próxima administração antes do fim de seu mandato”, afirmou o ministro. Ele relembrou que algo semelhante ocorreu em 2017, quando o então presidente Barack Obama expulsou 120 diplomatas russos e confiscou propriedades diplomáticas apenas três semanas antes da posse de Trump.
Lavrov sugeriu que o governo Biden, ao perder a reeleição, deveria “esperar pela inauguração do próximo presidente” e respeitar a vontade popular por uma política diferente. “Não, eles não querem fazer isso. Eles querem estragar tudo”, concluiu.



Comentários