Trump promete caçar assassino de Charlie Kirk e responsabilizar financiadores da violência política
- Núcleo de Notícias

- 11 de set.
- 2 min de leitura
Presidente chamou o ativista conservador de “mártir da verdade e da liberdade” e relacionou o crime à retórica da esquerda radical nos EUA

O presidente Donald Trump afirmou, em pronunciamento divulgado nesta quarta-feira (10) em sua conta no Truth Social, que irá mobilizar todo o peso de sua administração não apenas para encontrar o assassino de Charlie Kirk, mas também para investigar aqueles que, segundo ele, financiam e alimentam a violência política da esquerda radical nos Estados Unidos.
O presidente Trump exaltou Charlie Kirk, morto aos 31 anos, como um “patriota” e “mártir da verdade e da liberdade”, destacando sua atuação em universidades pelo país. “Charlie era o melhor da América, e o monstro que o atacou estava atacando nossa nação inteira. Tentaram silenciá-lo com uma bala, mas falharam, porque nós garantiremos que sua voz e legado vivam por muitas gerações”, disse.
O líder norte-americano afirmou estar tomado por tristeza e raiva, e responsabilizou a retórica da esquerda pelo clima de hostilidade que, segundo ele, estimula ataques como o assassinato de Charlie Kirk. “Por anos, radicais compararam americanos maravilhosos como Charlie a nazistas e criminosos. Essa retórica é diretamente responsável pelo terrorismo que vemos em nosso país. Isso precisa parar agora”, declarou.
O presidente Trump acrescentou que a investigação não se limitará ao autor do disparo, mas alcançará “as organizações que financiam e apoiam esses atos, além dos que atacam nossos juízes, policiais e todos que defendem a ordem em nossa pátria”. Ele citou outros episódios de violência atribuídos ao extremismo de esquerda, como o atentado contra ele em Butler, Pensilvânia, em 2024, a tentativa de assassinato do então deputado Steve Scalise em 2017, ataques contra agentes de imigração e o homicídio recente de um executivo da saúde em Nova York.
Encerrando seu discurso, o presidente classificou o momento como um “período sombrio” para os Estados Unidos e pediu união em torno dos valores defendidos por Charlie Kirk. “São os valores da liberdade de expressão, da cidadania, do Estado de Direito e do amor a Deus e à pátria”, disse. Assista ao pronunciamento:
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários