União Europeia aplica multa milionária à Meta por práticas abusivas
- Núcleo de Notícias

- 14 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Comissão Europeia acusa Meta de vincular serviços de forma anticompetitiva para dominar o mercado de classificados e beneficiar o Facebook Marketplace

A União Europeia aplicou uma multa de 797,72 milhões de euros (aproximadamente US$ 840 milhões) à Meta por práticas anticompetitivas que beneficiam o Facebook Marketplace, conforme anúncio realizado nesta quinta-feira (13). De acordo com a Comissão Europeia, a empresa violou as normas antitruste ao vincular o Facebook Marketplace diretamente à sua rede social, Facebook, além de impor condições comerciais injustas a outros serviços de anúncios classificados online.
Segundo a Comissão, a Meta abusou de sua posição dominante, promovendo o Marketplace entre os usuários do Facebook e dificultando o crescimento de concorrentes no mercado europeu. A prática, que envolve a integração de seu serviço de classificados com a rede social, foi alvo de investigação formal desde 2021, quando a União Europeia começou a examinar as ações da gigante de tecnologia no setor.
Em resposta, a Meta afirmou que recorrerá da decisão, mas que, enquanto o recurso é processado, trabalhará para uma solução rápida e em conformidade com as preocupações apontadas. A empresa alega que a escolha de interação com o Marketplace é voluntária, afirmando que a UE não apresentou provas de que o serviço prejudicou efetivamente o desenvolvimento de concorrentes estabelecidos na região.
A ação marca um movimento significativo da União Europeia no combate a práticas abusivas de grandes empresas de tecnologia, que podem sofrer multas de até 10% do faturamento global caso sejam consideradas culpadas de violar as leis de concorrência da UE.



Comentários