A Cúpula do BRICS na Rússia
- Núcleo de Notícias

- 22 de out. de 2024
- 1 min de leitura
Líderes globais discutem adesão de novos países e fortalecem parcerias em fórum internacional
A 16ª cúpula do BRICS está acontecendo em Kazan, onde dezenas de líderes estrangeiros se reuniram na quinta maior cidade da Rússia para três dias de intensas discussões diplomáticas e negociações bilaterais. O fórum internacional tem como objetivo oferecer uma nova perspectiva sobre o multilateralismo global.
Os países membros atuais do BRICS — Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Etiópia, Egito, Irã e Emirados Árabes Unidos — representam coletivamente cerca de 46% da população mundial e mais de 36% do PIB global, segundo estimativas de instituições financeiras globais.
Cerca de 30 nações manifestaram interesse em aderir ao BRICS ou aprofundar a cooperação com o grupo, e muitas delas enviaram delegações à Kazan. Durante a cúpula, os membros atuais discutirão a concessão de status de parceiro a algumas dessas nações e poderão aprovar novos pedidos de adesão.
O presidente russo, Vladimir Putin, está programado para realizar reuniões importantes, incluindo conversas com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi e o presidente chinês Xi Jinping.




Comentários