Bolsonaro comenta tarifa de Trump e pede anistia: “A solução está nas mãos das autoridades brasileiras”
- Núcleo de Notícias

- 13 de jul.
- 2 min de leitura
Ex-presidente relaciona sanções dos EUA a crise institucional e destaca que medidas contra o Brasil são mais motivadas por valores do que por economia

O ex-presidente Jair Bolsonaro comentou neste domingo (13), por meio da rede social X (antigo Twitter), as tarifas de 50% anunciadas pelos Estados Unidos contra produtos brasileiros e a carta enviada pelo presidente Donald Trump ao governo Lula. Na publicação, Bolsonaro disse que a mensagem do aliado americano está diretamente ligada a princípios como valores e liberdade, e não apenas à economia.
Bolsonaro afirmou que a imposição das tarifas não lhe traz qualquer satisfação, acrescentando que a decisão afeta negativamente produtores e cidadãos em todo o Brasil, e responsabilizou a crise institucional interna pelo afastamento entre Brasil e EUA.
O ex-presidente também aproveitou o episódio para defender a anistia aos perseguidos políticos no Brasil e cobrar das autoridades brasileiras uma solução antes da entrada em vigor das sanções, marcada para o dia 1º de agosto.
Leia a declaração de Jair Bolsonaro na íntegra:

A declaração de Bolsonaro acontece em meio à crescente tensão entre o governo Lula e os Estados Unidos, agravada pelas medidas tarifárias anunciadas por Trump, que vinculou diretamente sua decisão à perseguição judicial sofrida pelo ex-presidente brasileiro, especialmente por parte do Supremo Tribunal Federal.
Enquanto o governo tenta acionar mecanismos de retaliação por meio da chamada “Lei da Reciprocidade” a oposição aponta que as tarifas são fruto do isolamento internacional causado por posicionamentos ideológicos e ataques a aliados históricos do Brasil por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários