CCJ da Câmara aprova projeto anti-MST: Cadastro Nacional dos Invasores
- Núcleo de Notícias

- 2 de out.
- 2 min de leitura
Proposta visa identificar participantes de invasões de terra e segue para análise no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (1º) o projeto de lei que institui o chamado “Cadastro Nacional dos Invasores”, voltado ao registro de pessoas envolvidas em invasões de propriedades rurais e urbanas. A medida atinge diretamente ações criminosas realizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), grupo que frequentemente viola o direito de propriedade e promove o terror no campo.
De autoria do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) a proposta teve relatoria da deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e foi aprovada por 37 votos a favor e 15 contrários. Com o aval da CCJ, o texto pode seguir diretamente para o Senado Federal, a menos que a base governista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva consiga recolher assinaturas suficientes para levar o tema ao plenário da Câmara.
O projeto estabelece que caberá às autoridades de segurança pública formalizar o cadastro dos invasores durante a ocorrência, anexando boletins de ocorrência e antecedentes criminais. A justificativa apresentada pela relatora é que a medida permitirá identificar padrões de conduta, fortalecer a responsabilização dos envolvidos e contribuir para a prevenção de novas invasões.
O texto trata de garantir a proteção ao direito de propriedade e a segurança jurídica nas cidades e principalmente no campo, área constantemente afetadas por invasões.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários