Daniel Silveira é preso novamente apesar de emergência médica comprovada
- Núcleo de Notícias

- 26 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Ex-deputado foi detido por ordem de Alexandre de Moraes após procurar hospital devido a uma crise renal

O ex-deputado federal Daniel Silveira foi preso novamente na terça-feira (24) em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão ocorre apenas quatro dias após Daniel Silveira conquistar liberdade condicional em virtude de bom comportamento e cumprimento de um terço de sua pena.
A nova detenção, no entanto, ignora circunstâncias excepcionais enfrentadas pelo ex-parlamentar. No último sábado (21), Daniel Silveira precisou buscar atendimento de emergência no hospital Santa Teresa, no Rio de Janeiro, devido a uma crise renal. Um boletim médico da unidade confirma o atendimento, realizado pelo médico Gabriel Moreira, que também prestou esclarecimentos à Polícia Federal.
Devido à gravidade da situação, Daniel Silveira retornou para casa após as 22h, extrapolando o horário de recolhimento noturno estipulado como medida cautelar. A defesa do ex-deputado também explicou que ele passou em um condomínio de luxo para buscar a esposa, que o acompanharia ao hospital por motivos de segurança, dada a superexposição e o ambiente hostil em seu endereço atual.
Apesar da comprovação médica e da justificativa apresentada, Alexandre de Moraes considerou a movimentação de Silveira como uma violação das condições de sua liberdade condicional, desconsiderando o contexto emergencial da situação. A decisão culminou na prisão do ex-deputado, que será transferido para o presídio de Bangu 8, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.
A nova ordem de prisão gerou críticas de apoiadores de Daniel Silveira, que consideram a medida desproporcional e insensível frente a um problema de saúde comprovado. O caso reacende debates sobre o rigor das medidas cautelares impostas ao ex-parlamentar e a condução judicial do processo, especialmente em situações extraordinárias que colocam a saúde em risco.



Comentários