Encontro entre Lula e Donald Trump será realizado no domingo, durante cúpula da Asean na Malásia
- Núcleo de Notícias

- 22 de out.
- 2 min de leitura
Reunião na Malásia durante a cúpula da Asean deverá abordar questões comerciais, mas temas sensíveis como a perseguição a Jair Bolsonaro e ataques à liberdade também estão na pauta

Os governos do Brasil e dos Estados Unidos confirmaram que o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump ocorrerá no próximo domingo (horário de Brasília), durante a abertura da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia. O horário exato da reunião ainda não foi definido, segundo diplomatas que acompanham os preparativos.
A reunião, articulada pelas chancelarias de ambos os países, será a primeira entre os dois presidentes desde o retorno de Donald Trump à Casa Branca. Embora o governo brasileiro tente restringir o diálogo a pautas econômicas e comerciais, há expectativa de que o presidente Donald Trump aborde temas delicados, como a perseguição judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o avanço da censura e do autoritarismo no Brasil.
Há cerca de duas semanas, os dois presidentes conversaram por telefone, e o diálogo foi seguido por uma reunião em Washington entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio.
O encontro na cúpula da Asean ocorrerá nos dias 26 e 27. Além de tratar de economia, o diálogo pode evidenciar o contraste entre as visões de liberdade e democracia defendidas pelo presidente Donald Trump e o modelo intervencionista e ideologizado do governo Lula.
A verdade custa pouco. Mas vale muito.
Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.
Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.
Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:
Análises profundas sobre economia, política e geopolítica
Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados
Uma plataforma segura e sem anúncios
Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.

Se puder, apoie-nos mensalmente adquirindo um plano de assinatura.
Obrigado!
Carlos Dias.
CEO e Editor-Chefe do Rumo News.



Comentários