top of page

Enel: "Não estamos mais em crise"

A empresa diz que restabeleceu energia a 3,1 milhões de clientes afetados por tempestade


ree

A distribuidora de energia Enel São Paulo anunciou nesta quinta-feira (5) que restabeleceu o fornecimento de energia elétrica a 3,1 milhões de clientes afetados pelo forte temporal que atingiu a capital paulista e sua região metropolitana na última sexta-feira. O presidente da concessionária, Guilherme Lencastre, afirmou que a empresa “não está mais em crise”, embora cerca de 36 mil clientes ainda estejam sem energia. Esse número já é considerado próximo da normalidade nas operações cotidianas da distribuidora.


Durante uma coletiva de imprensa, Lencastre explicou que, apesar da situação estar sob controle, a Enel mantém equipes operacionais em regime reforçado, se preparando para novas tempestades previstas para o próximo fim de semana. "Estamos monitorando as condições climáticas e mantendo operações como se ainda estivéssemos em crise, para garantir uma resposta rápida em caso de novos eventos extremos", disse o executivo.


O temporal que afetou São Paulo no final de setembro foi um dos mais intensos dos últimos meses, deixando um rastro de destruição em várias áreas da cidade e em municípios vizinhos. A forte chuva veio acompanhada de ventos que ultrapassaram os 90 km/h em algumas regiões, além de queda de árvores, alagamentos e danos à infraestrutura elétrica. Este cenário levou a Enel a enfrentar uma demanda emergencial massiva para restabelecer o fornecimento de energia, com milhares de residências e comércios enfrentando dias de apagão.


Lencastre destacou que as condições atuais do contrato da distribuidora dificultam investimentos rápidos em infraestrutura de resiliência, necessários para prevenir esse tipo de situação no futuro. "Os investimentos que fazemos em melhorias na rede só entram na base de remuneração anos depois, no próximo ciclo de revisão tarifária, que ocorre a cada quatro ou cinco anos", explicou. Isso significa que, mesmo que a empresa deseje reforçar sua rede elétrica imediatamente, há limitações financeiras que atrasam a realização desses projetos.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page