Governo Lula deixa de fornecer vacinas em 11 estados e no Distrito Federal
- Núcleo de Notícias

- 11 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Doses de imunizantes para Covid-19, meningite, pneumonia e outras doenças estão em falta em várias regiões do país

O governo federal enfrenta dificuldades no abastecimento de vacinas em diversos estados do Brasil, gerando um cenário de escassez de imunizantes contra doenças importantes, como Covid-19, meningite, pneumonia, HPV, sarampo, caxumba e rubéola. Ao todo, 11 estados e o Distrito Federal relatam falta de vacinas essenciais, afetando diretamente a população e o cumprimento do calendário de imunização.
Entre as unidades federativas que relataram desabastecimento estão o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Em alguns estados, a vacina contra a varicela está ausente, com o Distrito Federal substituindo-a pela tetraviral, que abrange varicela, sarampo, caxumba e rubéola. Além disso, imunizantes contra a febre amarela, a tríplice bacteriana (DTP) e a tríplice viral estão entre os mais afetados.
Enquanto isso, dados do Ministério da Saúde revelam que 12 milhões de doses de vacinas já expiraram no estoque e aguardam descarte, o que agrava a preocupação com o desperdício de recursos públicos em meio à falta de imunizantes para a população.



Comentários