Hugo Motta convoca sessão e ameaça punir deputados que ocuparem a mesa da Câmara
- Núcleo de Notícias
- há 6 dias
- 1 min de leitura
Presidente da Casa ameaça suspensão imediata de seis meses para parlamentares que impedirem andamento dos trabalhos legislativos

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que realizará uma sessão presencial ainda nesta quarta-feira (6), às 20h30, mesmo diante da ocupação da mesa diretora por parlamentares da oposição. A decisão foi tomada após reunião com líderes partidários e visa retomar os trabalhos legislativos paralisados desde o início da mobilização contra o Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o líder do PDT, deputado Mário Heringer, o presidente da Câmara afirmou que ocupará pessoalmente seu assento na presidência da Casa e aplicará punições imediatas a qualquer parlamentar que tentar impedir o andamento da sessão. A penalidade prevista é uma suspensão de seis meses das atividades parlamentares.
“O ato para suspender os deputados já está pronto, com espaço em branco para incluir os nomes de quem permanecer na mesa e impedir a realização da sessão”, declarou o deputado Mário Heringer.
A oposição iniciou uma série de atos na Câmara e no Senado cobrando o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, a anistia aos réus do 8 de janeiro e o fim do foro privilegiado. A obstrução incluiu a ocupação simbólica da mesa diretora, em protesto contra a condução do Supremo e o silêncio do Congresso diante da escalada autoritária do Judiciário.
Comments