Israel elimina fundador do Hamas envolvido nos ataques de 7 de outubro
- Núcleo de Notícias
- 28 de jun.
- 1 min de leitura
Operação conjunta das forças israelenses neutraliza um dos principais líderes militares do grupo terrorista em Gaza

As Forças de Defesa de Israel (IDF), em cooperação com a Agência de Segurança de Israel (ISA), anunciaram neste sábado a eliminação de Hakham Muhammad Issa Al-Issa, um dos fundadores do grupo terrorista Hamas e figura central no planejamento do massacre de 7 de outubro de 2023. O militante foi morto em um ataque aéreo conduzido em Gaza City, no bairro de Sabra, na última sexta-feira.
Al-Issa ocupava a chefia do quartel de apoio ao combate da ala militar do Hamas, onde era responsável pelo fortalecimento das capacidades operacionais do grupo, comandava o centro de treinamento militar e integrava o Conselho de Segurança Geral da organização.
Segundo as IDF, ele desempenhou papel estratégico na execução do ataque terrorista que vitimou civis israelenses em outubro do ano passado, sendo considerado um dos “orquestradores” do massacre.
Nos últimos dias, Al-Issa estaria envolvido em novos planos de ataques contra civis israelenses e contra as tropas que atuam na Faixa de Gaza. Além disso, buscava restabelecer estruturas organizacionais do Hamas atingidas pela ofensiva militar israelense desde o início da guerra.
A neutralização do terrorista ocorre logo após outra importante vitória de Israel no combate ao terrorismo na região: a morte do comandante iraniano Saeed Izadi, responsável por financiar e armar o Hamas a serviço do regime iraniano, conhecido patrocinador de grupos extremistas.
Comments