top of page

Popularidade de Lula desaba, e pesquisas apontam derrota para Bolsonaro em 2026

Avaliação negativa atinge recordes e confiança no presidente despenca


Foto: Anna Moneymaker/Getty Images
Foto: Anna Moneymaker/Getty Images

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta o pior momento de seu terceiro mandato, segundo novas pesquisas de opinião divulgadas nesta semana pelos institutos Ipsos-Ipec, Datafolha e Futura Inteligência. Os levantamentos confirmam a tendência de deterioração da imagem do petista.


O Ipsos-Ipec revelou que 43% dos brasileiros classificam a gestão Lula como ruim ou péssima — o pior índice desde sua posse. Apenas 25% consideram o governo bom ou ótimo, enquanto 29% o veem como regular. Esses números indicam um agravamento em relação à pesquisa de março, quando os percentuais eram 41%, 27% e 30%, respectivamente.


A pesquisa também mostra um índice crescente de frustração com o desempenho do presidente: 55% desaprovam a forma como Lula conduz o país, contra 39% que aprovam. Além disso, 50% dos entrevistados dizem que o governo está aquém do esperado, 28% acham que corresponde às expectativas, e só 20% avaliam que as superou.


No levantamento do Datafolha, realizado entre 10 e 11 de junho, 40% avaliam o governo como ruim ou péssimo, contra 38% em abril. A aprovação caiu de 29% para 28%, e 31% ainda consideram o governo regular. A confiança pessoal em Lula também sofreu abalo significativo: segundo o Ipsos-Ipec, apenas 37% confiam no presidente, enquanto 58% afirmam não confiar. Entre moradores de periferias, a confiança desabou de 38% para 31% nos últimos três meses. Mesmo entre eleitores que votaram em Lula em 2022, 23% hoje dizem não confiar nele.


Os efeitos dessa crescente impopularidade já se refletem nas intenções de voto para 2026. A pesquisa da Futura Inteligência mostra Lula derrotado por Jair Bolsonaro em um eventual segundo turno. O petista aparece com 39,9% das intenções de voto, enquanto o ex-presidente tem 48,4%, uma vantagem de 8,5 pontos percentuais — fora da margem de erro de 3,1%.


Mesmo em cenários alternativos, Lula não encontra conforto. Em uma simulação contra Michelle Bolsonaro, ele marca 40,9% contra 46,2% da ex-primeira-dama. Já contra Tarcísio de Freitas (41,0%) e Ratinho Júnior (38,8%), o petista atinge 41,1% e 39,9%, respectivamente. Contra Ronaldo Caiado, Lula tem 39,5% e o governador goiano, 35,1%, mas o cenário é influenciado por um alto índice de indecisos e nulos (25,4%).


O levantamento ainda testou o nome do vice-presidente Geraldo Alckmin como possível substituto de Lula, mas o desempenho foi inferior em todos os cenários, ficando atrás de Jair e Michelle Bolsonaro e de Tarcísio.


O desgaste do governo tem sido impulsionado por escândalos de corrupção envolvendo fraudes no pagamento de benefícios do INSS e pela péssima condução da economia. Diante do cenário atual, a popularidade de Lula segue em queda livre, enquanto a direita se fortalece.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page