top of page

Sem dinheiro, Lula esnoba Musk e promete internet estatal gratuita

Lula quer ativar Telebras para fornecer internet via satélite nos moldes da Starlink


ree
Lula x Musk: novo round entre os rivais

Em abril, após Lula reagir às críticas de Elon Musk ao Supremo Tribunal Federal sobre censura nas eleições de 2022, o governo ameaçou romper o contrato com a Starlink, que atualmente conecta regiões remotas da Amazônia pelo sistema de internet via satélite. 


Imediatamente, Musk tranquilizou os estudantes que dependem da Starlink, com ofertas de internet grátis e descontos em pacotes para os demais clientes brasileiros.


Quase um mês depois do imbróglio, o governo brasileiro comprovou que Musk e seu sistema inigualável de banda larga não são bem-vindos no país. Para isso, decidiu ressuscitar a Telebrás e prometer internet gratuita através da InternetBras


A demonstração veio através do Gape: grupo encarregado da conectividade de escolas formado por Anatel e ministérios das Comunicações e Educação. A intenção, segundo o órgão, é criar um sistema semelhante ao oferecido pela Starlink, mas que precisará da locação de satélites para realizar o serviço.


Em um passado recente, países da União Europeia prometeram articular um projeto semelhante ao brasileiro, mas que ainda não saiu do papel em virtude do aumento dos custos e da logística espacial. Segundo a UE, seriam precisos cerca de R$ 67 bilhões para desenvolver um sistema para operar nos padrões da Starlink.


Atualmente, a companhia de Elon Musk conta com 5,4 mil nanosatélites que geram conexão de internet em alta velocidade para todo o mundo. Até 2026, a Starlink promete contar com mais de 7 mil satélites operando em órbita baixa.

Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page