Túnel utilizado para tráfico de drogas que liga o México aos EUA é fechado por agentes da Patrulha de Fronteira
- Núcleo de Notícias
- 19 de jun.
- 1 min de leitura
Estrutura subterrânea usada para tráfico de drogas era altamente sofisticada e chegava a 15 metros de profundidade

Agentes da Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos desativaram um extenso túnel de tráfico de drogas que conectava Tijuana, no México, a San Diego, na Califórnia. A estrutura subterrânea, ainda em construção, foi descoberta no início de abril e media quase 900 metros de comprimento, com cerca de 1 metro de altura e 70 centímetros de largura.
O túnel passava sob parte da área de inspeção aduaneira de Otay Mesa e se estendia até a região de galpões comerciais em San Diego. Segundo o comunicado da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP), o ponto de entrada no lado mexicano estava escondido sob azulejos recém-instalados dentro de uma casa no bairro Nueva Tijuana.
Equipado com sistema de iluminação, ventilação, fiação elétrica e trilhos para o transporte de cargas ilícitas, o túnel foi classificado pelas autoridades como “altamente sofisticado”. Barricadas internas foram posicionadas para dificultar o acesso de forças policiais.
A operação foi realizada em conjunto com o Departamento de Investigações de Segurança Interna dos EUA (HSI) e autoridades mexicanas. O governo americano anunciou que milhares de litros de concreto serão despejados na estrutura para evitar que ela seja reutilizada, inclusive por organizações terroristas estrangeiras.
“Com o aumento da vigilância aérea e marítima, não é surpresa que grupos criminosos e até terroristas tentem rotas subterrâneas”, afirmou Jeffrey D. Stalnaker, chefe interino do setor de San Diego da Patrulha de Fronteira.
Comments