top of page

URGENTE: Trump impõe tarifa de 50% ao Brasil em retaliação ao julgamento de Bolsonaro e práticas comerciais

Presidente dos Estados Unidos exige fim da perseguição política e abertura de mercado; carta enviada a Lula formaliza a medida


ree

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, oficializou nesta quarta-feira (9) a aplicação de uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados aos EUA. A medida entra em vigor a partir de 1º de agosto e foi confirmada por meio de uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Na correspondência, Trump deixou claro que a decisão está diretamente relacionada à maneira como o ex-presidente Jair Bolsonaro vem sendo tratado pelas instituições brasileiras, em especial pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Para Trump, o processo contra Bolsonaro é uma “caça às bruxas” inaceitável e um “constrangimento internacional”.


O republicano também criticou as práticas comerciais do Brasil, que classifica como injustas e desequilibradas. Segundo ele, as tarifas, barreiras não tarifárias e restrições impostas pelo Brasil ao longo dos anos criaram um déficit comercial “insustentável” e prejudicaram seriamente a economia americana.


“A forma como o Brasil tratou o ex-presidente Jair Bolsonaro — um líder respeitado mundialmente — é uma vergonha. Esse julgamento não deveria estar acontecendo. É uma caça às bruxas que deve terminar imediatamente”, escreveu Trump.


O presidente americano também acusou o Brasil de promover censura e atacar a liberdade de expressão, mencionando ordens do STF que afetam empresas de tecnologia dos EUA. Trump prometeu acionar o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, para iniciar uma investigação formal contra o Brasil, com base na seção 301 da legislação comercial americana.


Na carta, Trump ainda afirmou que o percentual de 50% poderia ser aumentado, caso o Brasil reaja com elevação de tarifas. Por outro lado, ele se disse disposto a reavaliar a medida, desde que o governo brasileiro elimine suas barreiras comerciais e trate as empresas americanas com equidade.


“O campo de jogo precisa ser nivelado. Chegou a hora de corrigirmos as graves injustiças do atual regime”, pontuou o presidente dos Estados Unidos.


Confira a carta de Donald Trump:


ree
ree

Tradução livre da carta:


Prezado Sr. Presidente:


Conheci e lidei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitei muito, assim como fizeram a maioria dos outros Líderes de Países. A forma como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um Líder Altamente Respeitado ao redor do mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma desgraça internacional. Este julgamento não deveria estar ocorrendo. É uma Caça às Bruxas que deve acabar IMEDIATAMENTE!


Em parte devido aos ataques insidiosos do Brasil às Eleições Livres, e aos direitos fundamentais de Liberdade de Expressão dos americanos (como recentemente ilustrado pelo Supremo Tribunal Federal do Brasil, que emitiu centenas de Ordens de Censura SECRETAS e ILEGAIS às plataformas de Mídia Social dos EUA, ameaçando-as com milhões de dólares em multas e expulsão do mercado brasileiro de mídia social), a partir de 1º de agosto de 2025, cobraremos do Brasil uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros enviados aos Estados Unidos, separadamente de todas as Tarifas Setoriais. Mercadorias transbordadas para evadir essa tarifa de 50% estarão sujeitas a essa tarifa superior.


Além disso, tivemos anos de discussões sobre nossa Relação Comercial com o Brasil, e concluímos que devemos nos afastar da relação comercial de longa data, e muito injusta, criada pelas Tarifas, Políticas Não-Tarifárias e Barreiras Comerciais do Brasil. Nosso relacionamento tem sido, infelizmente, longe de Recíproco.


Por favor, entenda que os 50% são muito menos do que o necessário para garantir a Igualdade de Condições que deveríamos ter com seu País. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do regime atual. Como o senhor sabe, não haverá Tarifa se o Brasil, ou empresas dentro do seu País, decidirem construir ou fabricar produtos dentro dos Estados Unidos, e de fato, faremos tudo o que for possível para aprovar isso de forma rápida, profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas.


Se por qualquer motivo o senhor decidir aumentar suas Tarifas, então, qualquer que seja o número que escolher aumentá-las, será adicionado aos 50% que cobramos. Por favor, entenda que essas Tarifas são necessárias para corrigir os muitos anos de Tarifas, Políticas Não-Tarifárias e Barreiras Comerciais do Brasil, que causaram esses Déficits Comerciais insustentáveis contra os Estados Unidos. Esse Déficit é uma grande ameaça à nossa Economia e, de fato, à nossa Segurança Nacional! Além disso, devido aos ataques contínuos do Brasil às atividades digitais de Empresas Americanas, bem como a outras Práticas Comerciais injustas, estou instruindo o Representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, a iniciar imediatamente uma Investigação da Seção 301 sobre o Brasil.


Se desejar abrir seus até agora fechados Mercados Comerciais para os Estados Unidos, e eliminar suas Tarifas e Políticas Não-Tarifárias e Barreiras Comerciais, nós poderemos, talvez, considerar um ajuste nesta carta. Essas Tarifas podem ser modificadas, para cima ou para baixo, dependendo do nosso relacionamento com seu País. O senhor nunca ficará desapontado com os Estados Unidos da América.


Agradeço pela sua atenção a este assunto!


DONALD J. TRUMP

PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page