top of page

Trump condena decisão do STF contra Jair Bolsonaro e critica perseguição política

Presidente dos EUA classifica sentença como “terrível” e secretário de Estado Marco Rubio ameaça retaliações


ree

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reagiu com dureza à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão por suposta tentativa de golpe de Estado. Em declaração nesta quinta-feira (11), Trump disse estar “muito insatisfeito” com a sentença, que considerou injusta e danosa ao Brasil.


"Eu assisti àquele julgamento. Eu o conheço muito bem — líder estrangeiro. Ele era um bom presidente do Brasil. E é muito surpreendente que isso tenha acontecido", disse Trump a repórteres na Casa Branca. "É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram. Mas sempre posso dizer o seguinte: eu o conhecia como presidente do Brasil. Ele era um bom homem", afirmou o presidente norte-americano, ao deixar a Casa Branca rumo a Nova York.


O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, publicou em sua conta na rede X (antigo Twitter) um comunicado mais contundente. “As perseguições políticas do violador de direitos humanos Alexandre de Moraes continuam. Ele e outros membros do STF decidiram injustamente pela prisão de Jair Bolsonaro. Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”, escreveu.


O secretário Rubio já havia liderado a pressão por sanções contra o ministro Alexandre de Moraes em julho, quando o governo Trump incluiu o nome do magistrado na Lei Magnitsky. Agora, o endurecimento do discurso da diplomacia americana indica a possibilidade de novas medidas políticas, comerciais, diplomáticas ou até militares contra o Brasil, caso a condenação de Jair Bolsonaro seja mantida.


A verdade custa pouco. Mas vale muito.


Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.


Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.


Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:


  • Análises profundas sobre economia, política e geopolítica

  • Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados

  • Uma plataforma segura e sem anúncios


Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.



Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page