top of page

Zanin será relator de ação para impedir que bancos bloqueiem contas de Alexandre de Moraes

Deputado do PT quer impedir que bancos brasileiros cumpram punições impostas pelos EUA ao ministro do STF


ree

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado relator do pedido apresentado pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) para impedir que instituições financeiras atuantes no Brasil executem as sanções aplicadas pelos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes. A medida cautelar foi protocolada no último dia 31 de julho, um dia após o anúncio oficial das sanções com base na Lei Magnitsky.


O processo já foi encaminhado pelo ministro Zanin à Procuradoria-Geral da República (PGR), que deverá emitir um parecer. Na petição, o parlamentar petista argumenta que a punição pode gerar uma “pressão sobre instituições financeiras que mantêm operações ou vínculos no sistema bancário internacional”, levando à execução automática das sanções também em território brasileiro.


A solicitação requer que o Supremo declare a ineficácia das sanções impostas pelos EUA no Brasil e proíba expressamente que qualquer banco com atuação nacional, mesmo que vinculado ao sistema financeiro norte-americano, dê cumprimento às restrições determinadas pelo Departamento de Estado.


O advogado Martin de Luca, que representa a empresa de Donald Trump, a Trump Media, e a Rumble, comentou em tom irônico sobre o caso:


ree

Tradução:


Hoje em dia, sentar no STF do Brasil é como jogar roleta-russa. Você nunca sabe quando será a alma azarada a quem será atribuído um caso para ter que defender Alexandre de Moraes. Nesta noite, o ministro Zanin teve o azar de receber o "privilégio" de ser o relator de uma nova ação no STF para impedir que os bancos brasileiros cumpram as sanções dos EUA — tudo para que Moraes possa continuar usando seu cartão de débito. Boa sorte, ministro Zanin.


A verdade custa pouco. Mas vale muito.


Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.


Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.


Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:


  • Análises profundas sobre economia, política e geopolítica

  • Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados

  • Uma plataforma segura e sem anúncios


Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.



Kommentare


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page