top of page

Hugo Motta sobre Jair Bolsonaro: "Não há como alguém dar um golpe estando em outro país"

Presidente da Câmara afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro não teve participação direta nos acontecimentos de 8 de janeiro


ree

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não teve participação direta nos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023, ao destacar que, na época, ele se encontrava fora do país. A declaração foi dada em entrevista à GloboNews.


“Precisamos olhar essa situação por outro ângulo, porque o presidente estava fora do Brasil. Não há como alguém dar um golpe estando em outro país. Entendo que o papel dele foi muito mais de conivência do que de atuação, e é importante que isso fique bem explicado para que não se cometam injustiças”, afirmou o parlamentar.


O deputado também comentou sobre os manifestantes que participaram dos atos de depredação em Brasília, destacando que muitos não tinham consciência do que estava ocorrendo. “Naquela manifestação havia muitas pessoas que, acredito, nem sabiam por que estavam ali. Estavam revoltadas com o resultado da eleição e acabaram se excedendo”, observou.


O deputado Hugo Motta, no entanto, elogiou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela condução dos processos, mas reforçou que é necessário equilíbrio na aplicação das penas, a fim de evitar punições desproporcionais. Segundo ele, a Câmara aguarda a conclusão do projeto agora conhecido como PL da Dosimetria, relatado pelo deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP).


O projeto, inicialmente apresentado como PL da Anistia, buscava conceder o justo e necessário perdão judicial amplo e irrestrito a todos os envolvidos no episódio do 8 de janeiro. No entanto, a proposta foi enfraquecida após uma reunião entre Michel Temer, o deputado federal Aécio Neves, o também deputado federal e relator do projeto Paulinho da Força. O encontro teve a participação remota do próprio presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e consultas por telefone com ministros do STF.


O presidente da Câmara destacou que o texto precisa ser construído conjuntamente no Congresso Nacional. “É preciso que isso seja feito a quatro mãos. Não se trata de uma Casa depender da outra, mas, por ser um tema sensível, queremos encontrar uma solução para penas que, em alguns casos, foram aplicadas de forma exagerada e que possam ser revistas pelo próprio Poder Judiciário”, afirmou.


A verdade custa pouco. Mas vale muito.


Você chegou até aqui porque busca por informações que façam sentido — e não por narrativas fabricadas por quem serve ao Sistema. No Rumo News, nosso compromisso é com a liberdade, a verdade e a inteligência do leitor.


Produzimos nossos conteúdos de forma 100% independente, sem amarras com partidos, governos ou patrocinadores ideológicos. Nosso único financiador é você — o cidadão consciente que se recusa a ser manipulado pela grande mídia.


Assinar o Rumo News leva menos de 1 minuto, custa pouco e oferece muito:


  • Análises profundas sobre economia, política e geopolítica

  • Artigos exclusivos, com dados sólidos e argumentos afiados

  • Uma plataforma segura e sem anúncios


Enquanto eles espalham narrativas, nós entregamos fatos, contexto e coragem.



Comentários


O Rumo News é uma produção do
Instituto Democracia e Liberdade.

Copyright © 2025 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90

Confira os Termos de Uso e Condições

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao serviço. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

Política de Troca: Devido à natureza dos serviços digitais, não realizamos trocas.

 

Métodos de pagamento disponíveis no site: Cartões de crédito e Pix.
 

Dúvidas, problemas ou sugestões? Entre em contato: contato@institutoidl.org.br

  • Instagram
  • YouTube
bottom of page